Quem não é para comer…

Por À Roda da Alimentação

Não é para trabalhar. É o que diz o ditado. Certo ou não, a verdade é que o trabalho e a comida devem ter uma relação inseparável.

Quero com isto dizer que, independentemente, de quão atarefados estamos ou exigentes são as atividades que temos durante o dia, é fundamental mantermo-nos alimentados. Até porque, se falamos de ditados, há outro que dita que ‘saco vazio não fica em pé’, ou seja, o organismo precisa mesmo de energia para funcionar em pleno.

Como tenho vindo a aprender com os nutricionistas do Continente, comer regularmente durante todo o dia, ajuda a aumentar os níveis de concentração no trabalho. A maior parte das vezes, distraímo-nos, deixamos que a fome chegue e vamos mordendo umas bolachas, aqui e ali. Quando damos por isso, já não temos fome, mas foi um pacote inteiro.

No limite, devemos comer a cada três horas e meia, rotina que já tenho há muitos anos. Mas como fazê-lo? Em que quantidades? Que tipo de alimentos? Deixo-vos algumas para um dia-a-dia cheio de energia e .

– A primeira refeição do dia é muito importante. Tente ter um pequeno-almoço completo e tome-o com tempo.

– Compre uma pequena lancheira, se possível térmica, para transportar os seus pequenos lanches para o trabalho.

– Faça pequenas refeições ao longo da manhã e da tarde. Uma peça de fruta com um iogurte magro e frutos secos são suficientes para deixar o estômago satisfeito. Se quiser, também pode fazer uma sandes, com pão integral ou de mistura, tomate e queijo magro, por exemplo.

– Ao almoço, quer coma fora quer prefira levar a marmita, faça questão de ir variando nas refeições e de incluir legumes na refeição.

Estabeleça horas específicas para comer. Se for preciso, programe um alarme no telefone.

– Não coma enquanto trabalha. Se possível, faça mesmo uma pausa e tente mastigar os alimentos com calma.

Tenha sempre uma garrafa de água ao seu lado e beba muita ao longo do dia, não espere para beber apenas quando sente sede. Isso ajuda a manter o organismo hidratado. Diferentes tipos de chá também podem ser uma opção!

Tem dúvidas sobre este tema? Diga-nos abaixo!

Snacks ideais

Iogurtes

Fruta

Frutos secos

Pão de mistura ou integral

O truque da aveia adormecida

Uma receita deliciosa e saudável que pode fazer em casa, de véspera, para levar para o trabalho é a das papas de aveia adormecidas.

Trata-se de um snackmuito simples de preparar: coloque uma colher de sopa de flocos de aveia num pequeno recipiente com uma tampa. Depois, acrescente uma camada (três colheres de sopa) de iogurte natural não açucarado. Adicione ainda uma colher de sopa de flocos e uma última de iogurte. Por fim, coloque uns frutos vermelhos por cima ou outra fruta a gosto.

Deixe durante a noite no frigorífico e está pronto!

Autor

À Roda da Alimentação