Coma fruta pela sua saúde

Com

Série 1Episódio 21

SOBRE

Coma fruta pela sua saúde

com

Série 1
Episódio 21

Neste programa convidei a nutricionista para  explicar por que razão a é imprescindível numa dieta equilibrada.

Todos sabemos que é importante consumir fruta e legumes regularmente, mas daí a pormos em prática esse hábito no dia a dia parece que vai um longo caminho.

Fibra, vitaminas e minerais… A fruta concentra vários nutrientes indispensáveis e pode mesmo ajudar a evitar muitas idas ao médico. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo frequente de hortofrutícolas pode prevenir muitas doenças e, por consequência, evitar muitas mortes.

A fruta deve representar 20% do que comemos, ou seja, entre 3 a 5 porções, e é tudo uma questão de disciplina e vontade. Eu, por exemplo, devo ao meu avô António o ritual de comer uma maçã, todas as noites, antes de me deitar. Já pela manhã não dispenso uma laranja, um kiwi ou um maracujá.

Foi isto que eme explicou a minha convidada e, como conversa puxa conversa, ainda tivemos tempo para desfazer alguns mitos. 

A fruta tem muito açúcar? Sim e não. A fruta tem algum açúcar e, por isso, é importante não abusar no consumo. Por outro lado, nem sempre são os mais doces que aportam mais açúcar ao organismo. Existem vários fatores, como a água e a fibra que contêm, que podem condicionar a forma como o corpo absorve esse nutriente.

E qual é a altura mais indicada para comer? Qualquer altura é sempre uma boa altura. Mas pode começar logo o dia com uma peça de fruta, comer outra ao lanche ou usá-la para substituir uma sobremesa após a refeição. Para os mais gulosos, a fruta pode ser a melhor solução para dar conta daqueles desejos súbitos de doces.

Catarina Furtado