SOBRE
A laranja tem fama e o proveito
com
Não é originariamente nossa, mas é como se fosse. A laranja é um dos frutos mais populares em Portugal e faz-nos muito bem. Eu visitei um laranjal para saber mais sobre isto e saí de lá muito inspirada.
A laranja doce começou por ser cultivada na Ásia, foi trazida para a Europa pelos mercadores portugueses, por volta do século XVI, e a partir daí nunca mais a largámos. A nossa ligação a este citrino é tal que na Turquia até lhe chamam ‘portakal’. Depois da maçã, é o fruto mais produzido por cá: são mais de 200 mil toneladas por ano, de diferentes variedades.
Isto foi o que aprendi, esta semana, durante a visita a um laranjal algarvio, na ótima companhia do produtor Manuel Reis. Por reunir as melhores condições naturais – invernos amenos e verões quentes e secos –, o Algarve é responsável por 90% da produção da laranja portuguesa, que é sobretudo usada para consumo interno.
Inteira ou espremida, é muito versátil e dá bastante proveito. A maioria é comida em fresco, como fazemos em minha casa, mas uma boa parte destina-se a sumos ou a óleos essenciais, que são depois usados em chás, perfumes, cosméticos e até medicamentos.
Segundo me explicam os especialistas Continente, a laranja, por ser grande fonte de vitamina C (de Catarina), também é rica em ácido fólico e fibra.
Tem, por isso, fama antiga de ser forte aliada no combate às gripes e constipações por ajudar a reforçar o nosso sistema imunitário.
Catarina Furtado