SOBRE
Peixe puxa carroça sim senhor
com
Os portugueses não precisam de argumentos para comer peixe. Ainda assim, esta semana fui à lota e descobri mais alguns.
Ora aqui está uma das coisas que fazemos bem pela nossa saúde. Nós por cá não precisamos de lições sobre os benefícios do peixe. Somos o principal consumidor da Europa e o terceiro maior do mundo, logo atrás da Islândia e do Japão.
Neste episódio do programa À Roda da Alimentação, Narcisa Bandarra, investigadora do IPMA, foi comigo até à lota de Sesimbra para me ajudar a conhecer melhor as características do peixe que dá à nossa costa.
Entre as muitas dúvidas que me esclareceu, é que o peixe é uma ótima fonte de proteína de elevado valor biológico, que nos dá a força e energia de que precisamos a cada refeição. E, assim, lá se vai o mito de que ‘não puxa carroça’.
Fiquei também a saber que os peixes considerados gordos (com mais de 5% de gordura), como a cavala, sardinha ou o salmão, podem ter o dobro do valor calórico de um peixe magro (menos de 2% de gordura), mas também possuem mais nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D e E) e ácidos gordos ómega-3, pelo que são muito importantes na dieta.
A conversa com esta verdadeira especialista passou ainda pela importância da aquacultura para a sustentabilidade da vida marinha e pelo opção pelos enlatados como alternativa saudável ao peixe fresco.
Catarina Furtado