Leite sim. Leite não. Em que ficamos?

Com

Série 1Episódio 13

SOBRE

Leite sim. Leite não. Em que ficamos?

com

Série 1
Episódio 13

A esteve em destaque neste programa. Se tem algumas dúvidas sobre este tema, este post é para si.

Esta semana foi a vez de Conceição Calhau, investigadora de Nutrição e Metabolismo na Universidade Nova de Lisboa, se juntar À Roda da Alimentação para falar sobre os benefícios do .

Se bem se lembra, este é um tema pelo qual tenho um interesse especial, visto que o meu filho é sensível à lactose (açúcar naturalmente presente no leite).

Cada vez existem mais mitos em torno do leite. Alguns dizem que faz muita falta, outros alegam que é dispensável. Então, em que ficamos? A minha convidada ajudou nas respostas.

O leite é fundamental para as crianças? Sim, porque é uma importante fonte de cálcio e de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A e D.

Os adultos devem continuar a beber leite? Sim. Segundo o padrão alimentar mediterrânico, os laticínios são importantes para a dieta de todas as pessoas saudáveis, desde que consumido com moderação (duas a três porções diárias).

Mas tudo muda se formos alérgicos à proteína do leite de vaca ou intolerantes à lactose. Para conhecer melhor as diferenças entre uma coisa e outra, falei com a imunoalergologista Ana Célia Costa. Sobre isto, vale a pena ler o meu artigo ‘‘As alergias, as intolerâncias, os mitos e as alternativas’.

Se é alérgico ou intolerante, saiba que continua a ser possível manter uma alimentação completa e equilibrada.

Pode recorrer às inúmeras alternativas de laticínios e derivados sem lactose disponíveis no mercado, bebidas vegetais, por exemplo, ou até optar por outros alimentos ricos nos nutrientes que o leite oferece.

É o caso dos hortícolas de folha verde-escura (agrião, couve, espinafres, etc.), que são ótimas fontes de cálcio.

Catarina Furtado