Abóbora para um jantar a quatro

Com

Ver Receitas

Pedi ao Continente que me sugerisse uma receita para impressionar uns amigos cá em casa. A resposta veio na forma de uma abóbora que me traz muitas memórias de infância, a propósito do Dia das Bruxas.

Estou mesmo decidida a dar mais ‘verde’ à minha vida, por isso pedi ajuda aos especialistas do Continente. O desafio? Uma receita para um jantar inesquecível com um casal amigo. A resposta? Uma abóbora recheada de coisas boas.

Ao contrário do que muitos pensam, a abóbora não é só solução para sopas, purés, doces ou enfeites de Halloween. Prova disso mesmo é a proposta que hoje aqui partilho.

Além de saboroso e de estar na sua época (que vai de setembro a maio), a abóbora é um legume muito nutritivo.

Benefícios da abóbora

Como me explicaram os nutricionistas, é fonte de vitamina C, essencial ao normal funcionamento do sistema imunitário e responsável pela proteção das células contra oxidações indesejáveis, e vitamina A, que além de contribuir também para uma adequada ação imunológica, atua no metabolismo do ferro e contribui para a manutenção de uma pele e visão saudáveis.

A coloração da abóbora resulta da presença carotenóides, sobretudo beta-caroteno, que para além da cor alaranjada que conferem, atribuem à abóbora propriedade antioxidantes.

Além disso, é um vegetal com baixo teor em calorias, fonte de fibra e com elevado teor em água – a polpa tem cerca de 97% de água na sua composição.

Outra coisa que me agrada muito neste colorido legume é que pode ser aproveitado por completo – da casca à polpa, sem esquecer as pevides que, depois de secas e torradas, servem de excelente aperitivo.

Voltando à receita de hoje, espero que goste e que fique tão deslumbrado como eu com este ‘tacho’ (a própria abóbora), que pode e deve levar à mesa.

Autor

Catarina Furtado