A paciência dá frutos… e muito mais

Com

Série 1Episódio 18

SOBRE

A paciência dá frutos… e muito mais

com

Série 1
Episódio 18

Neste programa continuamos a desvendar os segredos da ‘agricultura da paciência’. Do campo ao prato, que cuidados tornam os tão especiais?

No meu programa À Roda da Alimentação, que passou na RTP1, continuei (literalmente) no campo dos alimentos biológicos. Visitei o produtor Reinaldo Costa, que se dedica há 20 anos à agricultura biológica, para conhecer melhor os exigentes processos que distinguem este tipo de plantação da convencional e vim de lá ainda mais inspirada!

Como me contou este simpático e experiente agricultor (cuja mãe tem uma saúde de ferro e a idade não lhe pesa), uma das principais diferenças é que, para controlar as pragas, limita-se a utilização de pesticidas de síntese e recorre-se a produtos mais naturais.

Também estão vedados os adubos de síntese para fazer crescer os legumes ou frutos mais depressa. Ao invés, usam-se adubos naturais, como o composto, o estrume de animais ou alguns minerais.

Como se pode perceber, esta é uma ‘agricultura de paciência’, que precisa de mais tempo face à convencional, já que respeita os ciclos de crescimento e desenvolvimento dos alimentos.

Além disso, incentiva o uso sustentável dos recursos naturais, como a água, aumenta a fertilidade dos solos, e promove a preservação da biodiversidade, produzindo menor impacto no meio ambiental e na vida animal. E, claro, Reinaldo Costa, garante que sabe bem melhor!

Se ainda não experimentou, está na altura de tirar isso a limpo.

Catarina Furtado