Nos tempos duros que atravessamos, mais do que conselhos, as recomendações das autoridades da saúde devem ser encaradas como imperativos. Faça-o por si e por todos nós.
( Artigo atualizado a 2 de fevereiro de 2021)
Face à situação epidemiológica que se verifica em Portugal, foram decididas novas normas de confinamento no âmbito da pandemia de covid-19.
Se antes já eram poucas, agora já não existem mesmo desculpas para nos descuidarmos das medidas que devemos adotar para nos proteger do novo vírus que está a paralisar o mundo (Covid-19). Mais do que nunca, é nossa obrigação estar atento às recomendações e medidas impostas.
Novas normas de confinamento
- Confinamento obrigatório (pessoas com Covid-19 ou em vigilância ativa);
- Dever geral de permanecer em casa;
- Teletrabalho obrigatório;
- Comércio e serviços encerrados (salvo estabelecimentos autorizados);
- Restaurantes e cafés: só take-away ou entregas ao domicílio;
- Serviços Públicos: mediante marcação prévia;
- Educação: estabelecimentos de ensino encerrados;
- Cultura: estabelecimentos culturais encerrados;
- Desporto: exercício ao ar livre, ginásios e outros recintos encerrados.
Há muita informação a circular, quase tão depressa como a propagação deste inimigo invisível que hoje combatemos. Não é por acaso que atribuem o nome de ‘guerra’ à situação que vivemos e nela todos podemos ser guerreiros.
Mantenha-se informado e atualizado, mas recorra a fontes fidedignas. Cumpra criteriosamente as recomendações da Direção-Geral da Saúde e promova junto dos seus a adoção de comportamentos de proteção.
Procedimentos Básicos (normas DGS)
Higienização das Mãos
Higienize frequentemente as mãos com água e sabão. Faça-o mal chegue a casa ou ao local de trabalho, caso não esteja sob o regime de teletrabalho. Se possível, tome logo um banho e coloque a roupa para lavar quando regressar do trabalho, do supermercado, ou de qualquer outro local aonde tenha mesmo de se deslocar;
Sapatos à porta de casa
Deixe os sapatos à porta de casa e pode, inclusive, delinear com fita cola uma ‘zona de contaminação’ onde deixa os sapatos, ‘o casaco da rua’. Pode colocar aqui um lembrete que o recorde que deve, imediatamente, proceder à higienização;
Etiqueta respiratória
Dê atenção aos procedimentos necessários para uma correta etiqueta respiratória:Tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos;
- Deitar o lenço de papel no lixo;
- Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
Uso de máscara
O uso de máscaras é obrigatório no acesso ou permanência nos espaços interiores de edifícios e nos espaços e vias públicas, sempre que não se consiga manter a distância de segurança (mínimo 2metros), em todo o território nacional.
Distanciamento social
– Cumpra o distanciamento social (distância de segurança mínima 2metros) ou mantenha-se isolado, e limite as deslocações. A não ser em casos extremamente necessários (razões profissionais, de assistência, etc.) mantenha-se em casa.
Não se esqueça de se manter fisicamente ativo. O que não faltam são ideias para exercícios que pode realizar em casa e em família. E há para todos os gostos e vontades – do Ioga ao Crossfit. Basta fazer uma simples pesquisa na Internet.
E, no que toca à alimentação, é importante compreender que não existem alimentos, nutrientes ou suplementos que, por si só, permitam a otimização do sistema imunitário ou que nos impeçam de ser infetados por vírus, bactérias ou outros microrganismos causadores de doença. Contudo, um bom estado nutricional poderá fazer a diferença na evolução da infeção.
Neste mesmo blogue poderá contar com dicas, informação pertinente e inúmeras receitas saudáveis, sempre validadas pelos nutricionistas do Continente, que certamente serão muito úteis nestes dias.
Para o bem de todos, o melhor de cada um
Nota: Este artigo foi adaptado das Orientações e Circulares Informativas da Direção Geral de Saúde (DGS)
Autor
À Roda da Alimentação