Mais do que um meio de transporte, representa um estilo de vida saudável. Aproveite o bom tempo e renda-se aos benefícios de andar de bicicleta.
Com dia próprio e tudo (19 de abril é Dia Mundial da Bicicleta), a bicicleta é o meio de transporte mais sustentável do planeta, segundo classificação das Nações Unidas. Além de nos fazer poupar tempo e dinheiro, é invisível para o ambiente – não recorre a combustíveis, não emite gases para atmosfera e é silenciosa.
Como se não bastasse tudo isto para nos motivar a dar umas voltinhas, acresce que andar de bicicleta faz mesmo muito bem à saúde. Aqui ficam cinco exemplos:
1 – Faz bem ao coração
Andar de bicicleta está associado a uma melhoria da saúde cardiovascular e menor risco de doenças coronárias. Além disso, também pode contribuir para a manutenção dos níveis adequados de pressão arterial, insulina e triglicerídeos.
2 – Diminui a fadiga e o stress
Quem anda de bicicleta regularmente sente-se menos cansado, tem maior facilidade em adormecer e apresenta níveis mais elevados de tolerância ao stress.
3 – Tonifica os músculos
Pedalar estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais e tonifica os músculos das pernas, coxas e glúteos. Também ajuda a perder peso, visto que queima caloria rapidamente.
4 – Relaxa a mente e estimula a autoestima
A atividade física, nomeadamente andar de bicicleta, está diretamente associada ao bem-estar mental, visto que os níveis de endorfina e dopamina aumentam durante e depois do exercício.
5 – Tem baixo impacto físico
Andar de bicicleta não provoca sobrecarga de peso nas articulações, como pode acontecer na corrida, por exemplo; porém, é importante estar atento ao terreno: se houver muitas irregularidades no trajeto, o risco de sobrecarga para as articulações pode aumentar.
Quer saber mais sobre as vantagens da atividade física? Leia o nossos posts: ‘Exercício físico em 5 respostas’ e ‘Alimentação e exercício físico‘.
Autor
À Roda da Alimentação