Está na altura dos petiscos e não há como resistir-lhes. A boa notícia é que também não precisamos de o fazer.
É das coisas que mais gosto no verão. Depois da praia, parar aqui ou ali numa esplanada e passar umas horas à volta de alguns petiscos. Os meus preferidos e bem regadinhos com limão são as amêijoas, conquilhas, e os lingueirões. Ah! E também gosto muito de caracóis.
Os moluscos bivalves, onde estão incluídos o mexilhão, as ostras, os berbigões e as vieiras, não precisam de grande ciência na preparação. É só lavá-los bem em água corrente, colocar na panela sob um refogado, ou numa frigideira com azeite, esperar que abram (os que têm concha) e já está! Juntam-se coentros e limão e não há como falhar.
Ótimos para a dieta, estes petiscos são muito ricos em proteínas. E embora registem um elevado teor de colesterol, por comparação com os restantes peixes, estão praticamente isentos de gorduras saturadas.
Como me explicam os nutricionistas do Continente, estas espécies têm um teor considerável em vitamina B12 e são muito ricas em minerais como ferro, fósforo, magnésio e zinco, pelo que se recomendam vivamente numa dieta saudável.
Cuidados a ter com o marisco
- Alergias – Infelizmente, nem todas as pessoas podem comer marisco. Quem é alérgico deve, obrigatoriamente, exclui-lo da sua alimentação.
- Qualidade – Portugal tem enorme tradição na qualidade do seu marisco, contudo é importante saber comprar. Deve optar por bivalves com conchas bem fechadas, cheiro fresco a maresia e carne brilhante.
- Sustentabilidade – É fundamental respeitar e cumprir a sazonalidade das espécies marítimas. Evite consumi-las durante o período de reprodução e espere pelas respetivas épocas de maturidade.
Benefícios do peixe
O peixe apresenta níveis consideráveis de vitaminas A, B12 e D, é muito rico em potássio, fósforo, iodo e selénio, e é uma fonte de ácidos gordos polinsaturados ómega-3 essenciais ao organismo.
- Combate o stresse e a depressão
- Aumenta a concentração e a memória
- Protege contra os processos inflamatórios vasculares
- Protege contra as doenças neurodegenerativas
- Fortalece o cabelo
- Melhora a visão
- Diminui o risco de AVC
- Regula os níveis de açúcar no sangue
- Auxilia o crescimento do feto na gravidez
- Previne reações atópicas
- Protege contra os danos da pele induzidos pelos raios solares
- Combate o envelhecimento
Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição
Autor
Catarina Furtado