Organizar a despensa da cozinha é essencial para reduzir o desperdício. Esta semana demos a palavra à Joana de Vivre, para partilhar algumas dicas e conselhos.

Reduzir o desperdício alimentar

Sabia que reduzir o desperdício alimentar é a melhor decisão que pode tomar no que toca a reduzir os gases que provocam o efeito de estufa?  

Seja em casa ou no mundo da restauração, há muito que podemos fazer neste sentido. Uma despensa bem organizada, assim como um frigorífico com apenas o necessário, é o primeiro passo para evitar que produtos alimentares vão para o lixo e reduzir o desperdício.

Arrumação da despensa

Há uns tempos eu renovei a minha despensa e apliquei alguns truques que me têm sido muito úteis. Tem feito imensa diferença na forma como pensamos nas nossas refeições e às vezes dou por mim a espreitar a despensa só para a admirar!

Como tal, trago algumas dicas de como manter a sua despensa organizada, de forma a saber tudo o que lá tem dentro e evitar que a comida vá para o lixo.

Como organizar a despensa
Como organizar a despensa

Dicas para manter a sua despensa organizada:

  • Comece por retirar absolutamente tudo da sua despensa e confirme se ainda está tudo próprio para consumo.
  • Limpe muito bem a despensa para começar do zero. Se se sentir aventureiro(a), pode sempre dar um toque de tinta às paredes ou até colocar um papel de parede que goste. Cá em casa pintámos as paredes de um cinzento clarinho e trocámos as prateleiras brancas por prateleiras de pinho claro. Fez toda a diferença!
  • Organize os produtos por categorias: farinhas, frutos secos, leguminosas, snacks, etc. – tente guardar os produtos em recipientes transparentes, de forma a ver as quantidades e o que está lá dentro. Não precisa de ir a correr comprar frascos de vidro, aproveite aquilo que tem em casa!
  • Se tiver pouco espaço de arrumação, pode utilizar caixas para colocar todos os produtos referentes a uma categoria (por exemplo “bolos”, que inclui o fermento, açúcar, etc.) e empilhar uma em cima da outra.
  • Coloque os frescos que não necessitam de frigorífico (batatas, cebolas, etc) em cestos metálicos ou carrinhos.
  • Coloque etiquetas ou escreva, com uma caneta própria à prova de água, o nome do produto no recipiente.
  • Mantenha os produtos da mesma categoria juntos e, desta forma, saberá em que direção olhar quando abrir a despensa à procura de algo.
  • Mantenha um inventário daquilo que tem na despensa e com a respetiva data de validade, em papel, no telemóvel ou num pequeno quadro de ardósia. Desta forma, sabe o que deve consumir primeiro e evita desperdiçar alimentos.

Plano semanal de refeições

Todas as semanas fazemos uma pequena reunião para decidir quais vão ser as refeições da semana seguinte. Depois de selecionarmos os pratos, vejo aquilo que já tenho na despensa (aqui o inventário dá muito jeito!) e compro apenas o que está em falta.

Também verificamos se se aproxima alguma data de validade de algum produto, de forma a criarmos pratos que o incluam.

Refeições saudáveis para a semana inteira

Se tiver pouco espaço de despensa, pode sempre encontrar alternativas para colocar alguns produtos, por exemplo, em cima das bancadas em frascos bonitos.

As opções são infinitas, mas a verdade é que dá muito mais prazer abrir a despensa e conseguir ver tudo o que temos, de forma organizada.

Boas arrumações!

Joana de Vivre é Health Coaching e consultora na área de nutrição.

Autor

À Roda da Alimentação