SOBRE
Projetos que vale a pena conhecer
com Catarina Furtado
Neste programa apresento-lhe duas iniciativas que querem tornar o Atlântico uma fonte de vida sustentável e que muito fazem pelo mar.
Em mais uma viagem rumo a sul, visitei recentemente a Estação Piloto de Piscicultura do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Olhão, onde se fazem ensaios dedicados à aquacultura e à biologia marinha. Pedro Pousão, responsável pela estação e investigador do IPMA, fez-me a visita guiada pelo espaço, onde cerca de 30 pessoas estudam variadíssimas espécies para encontrar soluções alimentares que melhor preservem o oceano. E fiquei maravilhada com as mini sardinhas.
É também à roda do mar que se desenvolve o projeto ValorMar, que fiquei a conhecer no meu programa À Roda da Alimentação do último sábado. Trata-se de uma iniciativa liderada pelo grupo Sonae que visa igualmente a valorização integral dos recursos marinhos.
Como me explicou Ondina Afonso, diretora de qualidade e investigação da Sonae MC, três dezenas de entidades, entre centros de investigação e empresas, uniram-se neste projeto para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que potenciem o uso eficiente dos recursos marinhos.
O objetivo é que, através da investigação e desenvolvimento, se encontrem propostas inovadoras e sustentáveis para criar novos produtos alimentares ou outros que venham a servir as indústrias biomédica, farmacêutica e cosmética. No final, ficamos todos a ganhar.