O que é Kombucha e os seus benefícios

Por À Roda da Alimentação

é a bebida probiótica da moda, com supostos benefícios para a saúde. Saiba como fazer e onde comprar.

Kombucha: o que é? 

A kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa, que se tornou tendência recentemente, e parece que veio para ficar.

Com um sabor agridoce e avinagrado, algo semelhante à cidra de maçã, esta bebida é obtida através da fermentação de chá (por norma, verde ou preto), com açúcar (sacarose), e SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast), uma cultura que junta bactérias vivas e levedura.

Como fazer Kombucha
Scoby, o ingrediente usado na fermentação e produção de kombucha

Esta cultura simbiótica utiliza o açúcar e a teína como substrato e transforma o chá numa bebida viva, ligeiramente gaseificada, que pode ser uma boa alternativa aos refrigerantes e às bebidas alcoólicas, com o benefício acrescido de conter (microrganismos vivos benéficos para a saúde intestinal).

Benefícios da kombucha

Embora os benefícios da kombucha ainda não estejam confirmados cientificamente, é bem conhecido o impacto positivo dos produtos probióticos na saúde, nomeadamente na melhoria da saúde intestinal e para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Os probióticos estão também associados à redução dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doença cardiovascular e à prevenção da diabetes, obesidade, ansiedade e depressão.

Além disso, os benefícios da kombucha são potenciados pela presença do chá preto ou verde, rico em catequinas e flavonoides, compostos com ação antioxidante e benéficos para a regulação dos níveis de colesterol sanguíneo e para a saúde cardiovascular.

Como fazer Kombucha
Kombucha Continente Bio: sem aromas artificiais, conservantes ou edulcorantes.

Kombucha: onde comprar?

Atento às novidades que podem contribuir para uma vida mais saudável, o Continente decidiu disponibilizar esta bebida especial na sua oferta, lançando a Kombucha Continente Bio em dois sabores, framboesa e coco. Duas soluções BIO e vegan, sem aromas artificiais, conservantes ou edulcorantes.

Se ficou com dúvidas e deseja mais informação, pergunte à Nutricionista Online.

Autor

À Roda da Alimentação