Também conhecida por açafrão-da-índia, a curcuma é muito mais do que um tempero. Dá mais cor ao prato, permite reduzir a adição de sal e tem alguns benefícios para a saúde.
Não é apenas pelo sabor exótico que aporta à comida que a curcuma tem vindo a ganhar popularidade. Esta raiz da família do gengibre, consumida fresca ou em pó, é há milhares de anos muito usada pelas suas propriedades terapêuticas.
Típica da gastronomia indiana, sobretudo como ingrediente do caril, a curcuma contém curcumina, a substância que lhe dá a cor alaranjada. Esta substância é um polifenol, ou seja, uma substância natural que se encontra em plantas, que tem vindo a ser associado a diversas funções antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
Como tem um sabor intenso, entre o amargo e o picante, é uma excelente alternativa para reduzir a adição de sal aos pratos, beneficiando a nossa saúde cardiovascular. Fica especialmente bem com receitas que levem feijão, arroz e vegetais, e com pratos de frango e de peixe. Para que o possa testar, aqui ficam duas sugestões saudáveis e irresistíveis.
>> Para saber mais sobre os superalimentos leia o nosso artigo ‘Superalimentos em cinco resposta‘.
Autor
À Roda da Alimentação