Também conhecida por açafrão-da-índia, a curcuma é muito mais do que um tempero. Dá mais cor ao prato, permite reduzir a adição de sal e tem alguns benefícios para a saúde.
Não é apenas pelo sabor exótico que aporta à comida que a curcuma tem vindo a ganhar popularidade. Esta raiz da família do gengibre, consumida fresca ou em pó, é há milhares de anos muito usada pelas suas propriedades terapêuticas.
Típica da gastronomia indiana, sobretudo como ingrediente do caril, a curcuma contém curcumina, a substância que lhe dá a cor alaranjada. Esta substância é um polifenol, ou seja, uma substância natural que se encontra em plantas, que tem vindo a ser associado a diversas funções antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
Como tem um sabor intenso, entre o amargo e o picante, é uma excelente alternativa para reduzir a adição de sal aos pratos, beneficiando a nossa saúde cardiovascular. Fica especialmente bem com receitas que levem feijão, arroz e vegetais, e com pratos de frango e de peixe. Para que o possa testar, aqui ficam duas sugestões saudáveis e irresistíveis.
>> Para saber mais sobre os superalimentos leia o nosso artigo ‘Superalimentos em cinco resposta‘.

Peitos de frango com curcuma
45 m
4 pessoas

Ingredientes
-
400 g de peito de frango
-
1 c. de sopa de curcuma (açafrão-da-índia)
-
3 dentes de alho
-
1/2 limão
-
3 c. de sopa azeite
-
1 c. de café sal
-
1 cebola grande
-
10 tomates cherry
-
Pimenta preta q.b.
-
Água q.b.
Preparação
1/
Tempere o frango com o sal, o alho picado, a curcuma, a pimenta preta e parte do azeite. Reserve
Numa frigideira antiaderente, refogue a cebola com o restante azeite. Junte os tomates e deixe refogar até a cebola dourar, mexendo de vez em quando.
Junte o frango e deixe dourar.
Acrescente um pouco de água e deixe ferver.
Sirva com arroz basmati integral e mix oriental de legumes salteados Continente.

Risoto de legumes e curcuma
45 m
1 pessoas

Ingredientes
-
2 copos de arroz risoto Continente
-
1 curgete
-
1 cenoura média
-
1 cebola
-
2 dentes de alho
-
1 folha de louro
-
2 c. de sopa de azeite
-
1 copo de vinho branco (opcional)
-
1 c. de sopa de curcuma (açafrão-da-índia)
-
Pimenta preta q.b.
-
Queijo parmesão q.b.
Preparação
1/5
Descasque os legumes e use as cascas para fazer um caldo (caso tenha sobras de talos de couve, brócolos ou ramas de alho francês guardados ou congelados, também pode usar).
Refogue a cebola picada e o alho picado com azeite e a folha de louro. Deixe refogar em lume brando, até a cebola ficar transparente, mas sem deixar queimar o alho.
Adicione a curgete aos cubos, a cenoura ralada e deixe cozinhar, durante 2 a 3 minutos. Junte o arroz e deixe refogar levemente. Mexa bem.
Adicione o vinho branco e mexa o arroz até que o vinho evapore. (opcional)
Pouco a pouco, vá adicionando o caldo (para cada copo de arroz, use cerca 6 ou 7 copos de caldo) e vá mexendo. Adicione mais caldo, até o arroz estar cozido, mexendo sempre.
Uma vez cozido, desligue o lume e adicione queijo parmesão ralado.
Sirva de imediato e decore com lascas de queijo e pimenta preta. (opcional)

Autor
À Roda da Alimentação