A Inês Pais criou um doce de tomate saudável, sem açúcar adicionado, que se pode tornar no presente ideal para família e amigos.
Por esta altura, muita gente aproveita a fruta da época para preparar as compotas, geleias e marmeladas que consolam no Inverno, sobretudo quando partilhadas com quem mais gostamos. Entre os frutos de eleição para levar ao tacho, estão o figo, o pêssego, o marmelo e o tomate.
Foi precisamente com tomates, quase sempre tratados como legumes, que Inês Pais decidiu como fazer compota de tomate caseiro, para comer sem grande culpa, visto que é adoçada apenas com tâmaras.
Inês Pais
Dicas para viver com menos açúcar
Formada em Psicologia, Inês Pais decidiu apostar profissionalmente na paixão pela cozinha saudável. Para isso, fez um curso de ‘Gastronomia, nutrição e tendências alimentares’, no Le Cordon Bleu, em Londres, e uma formação em ‘Cozinha natural avançada’, na Plantlab.
Hoje, além de prestar apoio à maternidade no papel de doula, a criadora de conteúdos ministra workshops de cozinha saudável de base vegetal e dá dicas de lifestyle aos milhares de seguidores que a acompanham nas redes sociais.
O fruto que escolheu enfrascar em compota é versátil na cozinha e baixo em calorias. Popular pelo elevado poder hidratante (é composto por 95% de água), o tomate é usado em saladas, molhos ou sopas, pode ser comido cru ou cozinhado e é muito nutritivo. É fonte de vitamina C e licopeno, substânica antioxidantes, e potássio, que contribui para manter a pressão arterial dentro dos níveis normais”
Aprenda como fazer doce de tomate saudável e conte-nos como ficou!
Compota de tomate sem açúcar
30 m
pessoas
Ingredientes
-
600 g de tomate à escolha (aprox. 3 un.)
-
150 g de tâmaras sem caroço (aprox. 20 un.) ou pasta de tâmaras
-
1 pedaço de gengibre (aprox. 1-2 cm) ralado
-
2 c. de sopa de água (opcional)
-
Sumo de 1/2 limão
Preparação
1/
Corte os tomates em pedaços pequenos - se preferir, retire as sementes e a pele - e pique as tâmaras.
Coloque tudo numa panela pequena, juntamente com o gengibre ralado e leve ao lume médio-baixo, durante cerca de 15 minutos, com a tampa entreaberta.
Vá mexendo e, se necessário (para não pegar no fundo), adicione duas colheres de sopa de água.
Retire do lume, deixe arrefecer ligeiramente e envolva o sumo de limão.
Verta para frascos herméticos e espere que arrefeça por completo antes de os fechar.
Reserve no frigorífico e consuma dentro de 1 semana. Também pode optar por congelar a compota.
Autor
À Roda da Alimentação