Canelones de curgete com bacalhau. Ora aqui está uma excelente sugestão para impressionar os amigos nesta época festiva.
Por esta altura, começam os convívios por tudo e por nada. Família, amigos e colegas de trabalho reúnem-se aqui e ali para umas almoçaradas ou jantaradas de boas festas. Eu, sempre que posso, não perco uma.
Se o encontro for à mesa lá de casa e tiverem de cozinhar, tenho uma ótima dica. Esta semana, a nutricionista Ágata Roquette veio ao meu programa À Roda da Alimentação e trouxe uma receita original que junta o tradicional bacalhau com espinafres e queijo. Uma conjugação deliciosa que, garanto, fará furor junto de qualquer convidado.
Rápida e fácil de fazer, além de saudável, fica com um incrível aspecto no final.
Canelones de curgete com bacalhau
m
4 pessoas
Ingredientes
-
1 posta de bacalhau
-
1 curgete
-
1 embalagem de espinafres
-
2 dentes de alho
-
1 cebola
-
Queijo ricota (1 embalagem)
-
Queijo mozarela
-
4 tomates
-
Azeite q.b.
-
Coentros q.b.
-
1 c. café rasa de sal
Preparação
1/
Para o molho de tomate: Corte 4 tomates aos cubos.
Num tacho, coloque a cebola picada, um fio de azeite, uma pitada de sal e os tomates aos cubos. Deixe cozinhar até amolecer e depois triture.
Para os canelones: Pique a cebola e desfie a posta de bacalhau. Lamine a curgete na horizontal, de forma a fazer tiras/placas.
Numa frigideira, coloque o alho com um fio de azeite. Depois, adicione as folhas de espinafres. Quando estas já estiverem cozinhadas, adicione o bacalhau e 3 colheres de queijo ricota. Envolva tudo.
Com 2 ou 3 tiras de curgete ao lado umas das outras, mas sobrepostas (conforme o tamanho) coloque o recheio do bacalhau e enrole.
Faça este processo até terminar o conteúdo de bacalhau.
Coloque os canelones num tabuleiro para ir ao forno, coloque o molho de tomate por cima e adicione o queijo mozarela.
Leve ao forno 15 minutos, a 180 º.
Autor
Catarina Furtado