O queijo é o nosso ingrediente do mês! Segredo de muitos pratos, é um dos alimentos mais apreciados do mundo. Aqui ficam quatro sugestões que explicam porquê.
Pela polivalência na cozinha mediterrânica, benefícios e sabor, decidimos nomear o queijo (e seus derivados) como o ingrediente do mês de junho. Por isso, apresentamos-lhe quatro receitas com queijo, um delicioso alimento, que pode ser servido em todas as refeições.
Para o pequeno-almoço, sugerimos panquecas com requeijão de vaca, embora também se possa encontrar requeijão obtido a partir do leite de cabra ou de ovelha, ou de uma mistura de leites, e que combina bem com quase tudo (saladas, massas, doces, etc.).
Como solução de entrada para almoço ou jantar, propomos bruschetta com mozzarella .
De sabor suave e textura macia e elástica , a mozzarella é muito saborosa. Originalmente, era é fabricada apenas com leite de búfala, mas hoje em dia já existem versões com leite de vaca no mercado.
Ao almoço, sugerimos uma quiche com queijo fresco, o líder dos queijos quando se fala em manter a linha, pois por norma tem menos gordura e por isso menos calorias.
Para o jantar, sugerimos um peito de frango recheado com ricotta de búfala. Com um teor de gordura moderado, também costuma fazer parte das escolhas de quem quer controlar o peso. É preparado a partir do soro de leite de búfala e apresenta uma textura muito cremosa.
Alimento nutricionalmente rico, o queijo tem concentrados os nutrientes do leite que lhe dá origem. De forma geral, uma excelente fonte de proteína, vitaminas do complexo B e minerais, em destaque o cálcio, que é importante para ossos e dentes saudáveis.
Ainda assim, considerando os diferentes teores de gordura e sal entre as variedades encontradas no mercado, deve ser consumido com moderação. Se quiser saber mais sobre este tema, vale a pena consultar o post ‘Queijo vai bem com quase tudo, mas será mesmo assim?’.
Nota: Se na confeção das suas receitas sobrar algum ingrediente, aproveite para utilizar noutra receita. A este propósito leia o nosso artigo ‘Poupar para não desperdiçar‘.
Autor
À Roda da Alimentação