A influencer juntou-se a Inês Simas para nos ensinar uma versão mais saudável deste clássico da cozinha portuguesa: o bacalhau com natas.
Esta semana, o programa ‘À Roda da Alimentação – Sem Culpa Nem Pecado’ recebe uma convidada muito especial por aqui.
Vanessa Alfaro, uma das nossas colaboradoras regulares, vai levar um dos seus pratos preferidos à cozinha da Inês Simas, e mostrar como podemos confeccioná-lo de forma mais saudável.
Saiba ‘como cozinhar bacalhau‘
A Vanessa nasceu na Alemanha e veio para Portugal, mais propriamente para Aveiro, ainda adolescente.
Cansada de vários anos de hábitos pouco saudáveis, que lhe valeram excesso peso, a blogger decidiu adotar um estilo de vida mais saudável, ganhou novas rotinas alimentares e passou a ser adepta de desporto.
Ao fim de quatro meses de dieta equilibrada e bastante exercício, perdeu 20 kg e tornou-se num exemplo de bem-estar e boa forma.
Ao longo do processo de perda de peso, Vanessa foi partilhando os resultados nas redes sociais e hoje é seguida por milhares de pessoas, que procuram dicas para mudar de vida no seu blogue ‘Shape Your Body by Vanessa’.
Reveja a receita e o programa completo no ‘À Roda da Alimentação – Sem Culpa Nem Pecado’.
O que diz a Nutricionista Online
Tradicionalmente feito com natas e, muitas vezes, incluindo batata frita, o bacalhau com natas é um prato cujo valor energético, como resultado, se torna bastante elevado.
Nesta receita, introduzimos o caju para fazer o creme que irá substituir as natas. Apesar do seu valor energético significativo, este fruto gordo permite-nos reduzir o teor de gordura saturada da receita, sendo ainda um alimento rico em vitaminas do complexo B e ácido fólico, e diversos minerais como fósforo, magnésio, ferro, zinco e potássio.
A adição de espinafres (que tipicamente não fazem parte deste prato) permite promover a ingestão de hortícolas.
Sendo os espinafres fonte de fibra e com um baixo valor energético, enriquecem a receita com diversas vitaminas e minerais, contribuindo em simultâneo para ajudar a promover a sensação de saciedade, sem com isso aportar mais calorias à refeição.
Autor
À Roda da Alimentação