A gravidez pode suscitar muitos receios e dúvidas, bem como dificuldades em gerir o tempo. O melhor é ter à mão uma receita simples e fácil de preparar, como a que lhe trazemos hoje.
A gravidez pode ser um período muito feliz para as futuras mamãs, mas também é muito exigente do ponto de vista das necessidades do organismo, quer da mãe quer do bebé. Além de pôr em causa o bem-estar da grávida, o excesso ou falta de algum nutriente pode afetar o desenvolvimento do feto e aumentar a sua predisposição para doenças crónicas futuras.
Por isso, a alimentação na gravidez deve ser uma prioridade. Para saber mais sobre a dieta adequada durante a gravidez e conhecer os nutrientes indispensáveis nesta fase tão importante, consulte o nosso post ‘Alimentação na gravidez: os sins e os nãos’.
Importância da alimentação na gravidez
“A Alimentação durante a gravidez tem influência na saúde da mãe e consequentemente na saúde do bebé, nomeadamente no seu crescimento e desenvolvimento. Nesse sentido, deve ser feita uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação completa, variada e equilibrada por parte da mãe.
Há, contudo, alguns alimentos que não são indicados de forma a evitar contrair alguma doença de origem alimentar. São esses alimentos a carne, o peixe e ovos mal cozidos, leite ou lacticínios não pasteurizados e vegetais e frutas crus não higienizados.
No caso da fruta, de forma a manter o seu consumo, esta deve ser consumida muito bem desinfectada (se for para ser consumida com casca), sem casca ou cozinhada (e mesmo em ambas as opções deve sempre ser lavada).”
Bárbara Oliveira, nutricionista
Com a chegada de mais um elemento à família dá-se o início de um novo ciclo, em que os pais fazem de tudo, para que tudo corra sem dramas: a hora da papa, a muda da fralda, o banho, entre tantas outras coisas… Mas, tudo acaba bem, quando começa bem.
O Continente reformulou a sua oferta de produtos para bebé e lançou uma nova marca – o Continente do Bebé – testada e aprovada por especialistas e pelos pais, que conta com uma vasta gama de produtos de higiene, cuidados e alimentação, desde fraldas, toalhitas e produtos de higiene, a papas e purés de fruta. Tudo para um bom começo.
Receita de snacks para grávidas
Outro dos dilemas da maternidade pode ser a dificuldade em recuperar a forma física após o parto, assim como ter tempo para cuidar de si e do seu bebé. O melhor é ter sempre à mão algumas receitas simples e rápidas de preparar, como a que lhe trazemos hoje.
Desafiámos a nutricionista Barbara Oliveira a criar uns snacks apetitosos, que resolvesse aquele buraco no estômago que aparece a meio da tarde ou da noite e que, por norma, nos leva mais aos excessos. O resultado são triângulos de maçã nutritivos que prometem vir a fazer parte dos preferidos de toda a família.
Bom apetite!
Triângulos de maçã
38 m
pessoas
Ingredientes
-
Para 14 triângulos<\b>
-
170 g de farinha integral ou farinha de aveia
-
1 ovo
-
50 g de água
-
1 fio de azeite
-
2 maçãs pequenas
-
2 c. de sopa de mel
-
Canela q.b.
Preparação
1/
Comece por preparar a massa dos triângulos. Junte a farinha, a água, o ovo e o azeite num recipiente. Envolva até obter uma massa maleável, que descole das mãos.
Estenda a massa com um rolo de cozinha e corte-a em triângulos.
Corte a maçã em várias fatias e retire os caroços.
Depois disso, barre os triângulos com mel e polvilhe com canela.
Coloque uma fatia de maçã na base de cada triângulo.
Enrole os triângulos e disponha num tabuleiro de ir ao forno.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, durante 20 min ou até ficarem tostados por cima.
Autor
À Roda da Alimentação