O gaspacho é um pouco como as iscas, há quem adore e quem lhe torça o nariz. Mas muita gente nem sequer provou. Aqui fica uma boa desculpa para o fazer.
Entrada para jantar com os amigos
Muito versátil, o gaspacho é o prato de abertura de jantares e almoços, sejam casuais ou sofisticados. Ótima solução para os dias de calor, esta sopa fria é muito saudável e prepara-se num abrir e fechar de olhos.
Ingredientes do gaspacho
Confecionado por toda a península ibérica, o gaspacho tem origem espanhola e versões mais picantes ou mais suaves, podendo incluir diversos ingredientes e tem por base água, pão, vinagre, azeite e sal.
Aqui lhe deixamos uma receita cheia de cor, enriquecida com vários legumes, que se consegue fazer em três simples passos.
Experimente hoje mesmo!
Receita de gaspacho
20 m
4 pessoas
Ingredientes
-
1 pepino
-
1 pimento vermelho
-
1 pimento verde
-
1 kg de tomate sem pele e sem sementes
-
4 dentes de alho
-
1 cebola aos pedaços
-
250 g de miolo de pão
-
1 dl de azeite
-
4 dl de água
-
0,5 dl de vinagre balsâmico
-
0,5 dl de vinagre balsâmico
-
1 c. de café de sal
-
Pimenta q.b.
-
1 ovo cozido picadinho
Preparação
1/
Num recipiente alto, misture o pepino, os pimentos, o tomate, o alho e a cebola. Triture tudo, com a ajuda de uma varinha mágica, até ficar homogéneo.
Junte o miolo de pão e triture mais um pouco. Adicione a água aos poucos, mexendo sempre, até obter a consistência desejada.
Adicione os restantes ingredientes, retificando os temperos se necessário. Sirva em copos ou pratos de sopa e salpique com o ovo picado.
Autor
À Roda da Alimentação