Vamos aproveitar a fruta e legumes da época para começar a preparar os doces caseiros e evitar o desperdício alimentar. Mas desta vez, não vamos adicionar açúcar.
Chegou a estação das compotas, doces, geleias, marmeladas e chutneys. Por vezes deixamos a fruta amadurecer demasiado e acabamos por desperdiçá-la, por isso, este mês deixamos-lhe duas sugestões para evitar o desperdício alimentar e adoçar o seu dia com dois hortofrutícolas da época, a abóbora e o marmelo.
Consulte o ‘Calendário da Fruta da Época‘
Para lhe servir de incentivo, trazemos duas propostas deliciosas, mais equilibradas nutricionalmente, adoçadas naturalmente com ajuda do açúcar presente nas frutas e das tâmaras.
Combata o desperdício, e se fizer em maior quantidade (ou tiver sobras) ofereça doces caseiros à família, amigos e vizinhos. Reutilize os frascos e boiões de vidro que tem por casa. Para garantir que o doce dura mais tempo, esterilize-os em água a ferver, antes de os encher com o preparado.
Enfrasque o doce ainda quente, para evitar a proliferação de bactérias. Envolva a tampa com papel vegetal, para evitar a entrada de ar, que poderá contaminar o interior.
De seguida, vire os frascos, com a tampa para baixo, durante pelo menos uma hora, para criar vácuo.
Por fim, os doces caseiros devem ser armazenados em lugares secos e arejados ou no frigorífico, para manterem melhor as suas propriedades.
Bons cozinhados!
Receita: Doce de tomate sem açúcar
Autor
À Roda da Alimentação