Retenção de líquidos: o que é, causas e como tratar

Por À Roda da Alimentação

A retenção de líquidos pode ser um tormento! A barriga inchada e as pernas “cansadas” são alguns dos sintomas de quem sofre de retenção de líquidos. Conheça algumas estratégias que podem melhorar estes sintomas.

O corpo humano tem cerca de 70% de água, cujo papel é essencial para o bom funcionamento do organismo. Infelizmente, nem sempre o organismo consegue eliminar os líquidos em excesso, ficando acumulados nos tecidos e provocando o referido inchaço (edema), sobretudo nas pernas, tornozelos, barriga e mãos.

Retenção de Líquidos: o que é

A retenção de líquidos – edema em linguagem médica – consiste na acumulação de líquidos no organismo. Quando o nosso metabolismo não consegue eliminar os fluidos em excesso, os líquidos acumulam-se nos nossos tecidos. provocando inchaço em algumas zonas do corpo (sobretudo nas pernas, tornozelos, barriga e mãos). Apesar de ser um problema que afeta sobretudo as mulheres, os homens também não escapam à retenção de líquidos.

Retenção de Líquidos: causas

São vários os fatores que podem contribuir para a retenção de líquidos, alguns dos quais estão relacionados com doenças crónicas como a insuficiência cardíaca ou insuficiência renal. No entanto, a retenção mais comum, e não associada a estas doenças, está ligada a fatores como uma dieta desequilibrada, um estilo de vida sedentário, a predisposição genética, entre outros.

Retenção de Líquidos: como tratar

Existem algumas estratégias que podem melhorar estes sintomas, nomeadamente:

  • Beber bastante água para facilitar a saída dos líquidos acumulados. Saiba que é um mito achar que deve restringir o consumo de água para reduzir a retenção de líquidos. Deve fazer exatamente o oposto, pois beber mais água pode ajudar a melhorar o funcionamento global do organismo e, consequentemente, os sistemas circulatório e linfático.
  • Reduzir a adição de sal aos alimentos: substitua-o por ervas aromáticas e especiarias.
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas
  • Fazer exercício físico regularmente. 30 minutos todos os dias é o ideal.

Em alguns casos, e associado a estas estratégias anteriores, alguns suplementos podem ajudar a minimizar o problema.

Com base em alguns estudos, monografias e o uso tradicional, algumas plantas podem ter uma ação mais diurética, pelo que podem ser úteis no combate a estes sintomas, nomeadamente a cavalinha, a alcachofra, as barbas de milho, o chá verde, freixo, jasmim, hibisco, lavanda/alfazema, entre outras.

Sentir-se menos inchada poderá melhorar o seu bem-estar.

Se tiver dúvidas sobre este tema, esclareça-se com a nossa Nutricionista Online.

Autor

À Roda da Alimentação