Está oficialmente aberta a época das sardinhas! Já as experimentou no forno? Nós temos duas receitas perfeitas! E uma delas foi criada pelo chef Miguel Mesquita.
Popular por todo o país, especialmente no verão, a rainha das festas de Santos Populares é um dos alimentos de eleição dos portugueses. E ainda bem, porque além de saborosa tem um enorme valor nutricional.
Os meses de junho, julho e agosto são de eleição para a sardinha, embora seja em setembro e outubro que esta apresenta maior teor em gordura, neste caso ómega 3, ácido gordo essencial de que o organismo precisa, mas não produz.
Frescas ou enlatadas, no pão ou no prato, as sardinhas só têm coisas boas para oferecer ao organismo. São fonte de proteínas completas e de alto valor biológico, ricas em vitamina D, B6 e B12 e fósforo. São também fonte de niacina, potássio e zinco. Pertencem ao grupo dos peixes gordos, tendo por isso uma boa quantidade de ómega 3.
A niacina e as vitaminas B6 e B12 são muito importantes para o funcionamento correto do sistema nervoso e o equilíbrio da função psicológica. A maioria das vitaminas e minerais que encontramos na sardinha são fundamentais para o nosso sistema imunitário funcionar na perfeição!
Todos estes nutrientes ajudam a proteger o sistema cardiovascular, diminuem os triglicerídeos e colesterol total no sangue, reduzem a pressão arterial e fortalecem a concentração, memória e capacidades motoras.
Por tudo isto, hoje trazemos duas receitas de sardinhas do forno. A primeira é uma criação especial do chef e foodstylist Miguel Mesquita. Depois de vencer a competição culinária ‘Guerra dos Pratos’, Miguel decidiu deixar a carreira de engenheiro industrial e é hoje uma das grandes estrelas da gastronomia em Portugal.
Experimente esta receita e ponha mais saúde no seu prato!
Autor
À Roda da Alimentação