Como fazer tacos mexicanos vegetarianos (ou não)

Com

Ver Receitas

Experimente fazer em casa esta versão saudável do prato mexicano mais famoso do mundo. É mais fácil do que parece.

O talento da Vanessa Alfaro para a reinvenção de pratos típicos já é bem conhecido. Desta vez, a influencer não perdeu a oportunidade de nos impressionar com a sua versão vegetariana de tacos.

Este prato típico da gastronomia mexicana, que tanto pode servir de entrada como de refeição principal, figura entre os pitéus mais populares do mundo e consiste, tradicionalmente, em tortilhas de farinha de milho recheadas com carne moída.

fez umas trocas. Substituiu a farinha de milho por farinha de arroz na massa das tortilhas, e no recheio, ao invés de carne, optou por hortícolas (cenoura, cebola roxa e pimento), e abacate, fruto rico em gorduras monoinsaturadas e esteróis vegetais, que contribuem para reduzir os níveis de colesterol LDL sanguíneo (mau colesterol), um fator importante para a boa saúde cardiovascular.

Já conhece os benefícios do abacate?

A receita criada pela nossa regular colaboradora leva ainda soja texturizada e requeijão que, além de ajudarem a aglutinar a mistura do recheio, aumentam o valor nutricional do prato.

A soja é uma leguminosa com elevado interesse nutricional, uma vez que é rica em fibra e é fonte de importantes vitaminas e minerais, nomeadamente, vitamina B6, folato, potássio, cálcio, ferro e magnésio. Para além disso, devido ao seu elevado teor proteico, pode ser uma alternativa à proteína de origem animal.

Igualmente fonte de proteínas, o requeijão é, por sua vez, rico em vitamina A,  fonte de vitamina A, B2 e B12 e em minerais como o cálcio, fósforo e zinco, importantes para a saúde dos ossos e dentes e que podem contribuir para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Tacos Mexicanos

Porém, se a alimentação vegetariana não é para si uma opção, aqui fica uma dica: troque a soja texturizada por carne picada e delicie-se com uma refeição igualmente nutritiva e equilibrada.

A carne é um bom alimento e com vários benefícios para a saúde:

  • possui proteína de elevado valor biológico;
  • vitaminas do complexo B (especialmente B12, presente praticamente apenas em alimentos de origem animal);
  • é rica em minerais, como selénio, zinco e ferro heme, um tipo mais rapidamente absorvido pelo organismo do que o ferro não-heme presente nos alimentos de origem vegetal.

Como vê, além de deliciosa, esta receita pode agradar a diferentes gostos e é um petisco para a saúde. Aproveite!

Autor

À Roda da Alimentação