Erro da base de dados do WordPress: [Disk full (/tmp/#sql_6160_0.MAI); waiting for someone to free some space... (errno: 28 "No space left on device")]SELECT t.*, tt.* FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('post_tag') AND tr.object_id IN (9832) ORDER BY t.name ASC
Erro da base de dados do WordPress: [Disk full (/tmp/#sql_6160_0.MAI); waiting for someone to free some space... (errno: 28 "No space left on device")]SELECT t.*, tt.* FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('post_tag') AND tr.object_id IN (9720) ORDER BY t.name ASC
Erro da base de dados do WordPress: [Disk full (/tmp/#sql_6160_0.MAI); waiting for someone to free some space... (errno: 28 "No space left on device")]SELECT t.*, tt.* FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('post_tag') AND tr.object_id IN (9680) ORDER BY t.name ASC
Erro da base de dados do WordPress: [Disk full (/tmp/#sql_6160_0.MAI); waiting for someone to free some space... (errno: 28 "No space left on device")]SELECT t.*, tt.* FROM wp_terms AS t INNER JOIN wp_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN wp_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('post_tag') AND tr.object_id IN (9975) ORDER BY t.name ASC
Os smoothies vieram para ficar. Estas bebidas refrescantes, feitas à base de fruta e muito ricas em nutrientes, são uma opção equilibrada e combinam na perfeição com um dia de verão quente.
Artigo atualizado a 14 de Julho de 2022
Para quem ainda não se familiarizou com o termo, embora certamente saiba do que se trata se vir um à sua frente, o smoothie é uma espécie de shake de frutas, que idealmente deve ter uma consistência cremosa. Serve-se frio e quanto mais gelado estiver, melhor. É preparado com uma base de fruta fresca ou congelada, partida aos bocadinhos e misturada com outro ingrediente, geralmente uma bebida. Se a fruta pode ser muito variada, uma vez que existem tantas opções, há também muitas possibilidades para a escolha do ingrediente líquido: leite magro, iogurte, água (pode ser gelo picado ou gelo normal), bebida de aveia, bebida vegetal de amêndoa, entre outras variações tentadoras.
As receitas que trazemos hoje são feitas com várias combinações. Além do smoothie de melancia e do smoothie de frutos vermelhos, feitos com um só fruto, vale a pena espreitar sugestões que se aventuram em combinações mais arrojadas e com um excelente resultado, como é o caso do smoothie de morango com kiwi, do smoothie de banana com gengibre e do smoothie de maracujá. As possibilidades de combinar cores e sabores, como se pode ver, dependem da escolha da fruta e do ingrediente líquido que a acompanha, mas o resultado é sempre uma bebida com um excelente aspeto e um ar quase comestível.
Os smoothies são, como se sabe, opções saudáveis. No caso particular das receitas de melancia e de frutos vermelhos, temos um manancial de fibras, vitaminas e minerais, com um grande efeito antioxidante, que contribui para o bom funcionamento do organismo, como acontece geralmente com a maior parte da fruta. São também muito adequados para quem quer emagrecer devido ao baixo valor calórico e podem ser uma forma eficaz de evitar o desperdício, se quisermos, por exemplo, aproveitar fruta que já está a ficar madura.
Em termos de confeção, não podiam ser mais simples: basta pôr os ingredientes na liquidificadora, carregar no botão e já está. Se for fã de hortelã, não se esqueça de pôr um raminho por cima para dar um aroma refrescante.
A utilização que podemos dar às receitas de smoothies também pode ficar ao sabor da nossa imaginação. Alguns resultam muito bem quando são consumidos apenas como bebida altamente refrescante; outros prestam-se mais para acompanhar uma refeição; e até há aqueles que podem resultar bem como sobremesa. Tudo isto depende, claro, dos ingredientes utilizados na preparação da receita. Aproveite o verão e refresque-se com saúde!
Veja também o artigo ‘Coma fruta pela sua saúde’

Autor
À Roda da Alimentação