Ninguém recusa uma fatia de bolo de laranja. E deste muito menos. Experimente uma versão saudável de um dos nossos doces mais queridos.
Ótima solução para sobremesa, lanche ou festa de aniversário, o bolo de laranja é um dos mais populares nas cozinhas portuguesas. Isto porque é económico, rápido de fazer e muito saboroso.
Apreciado por miúdos e graúdos, é feito com a riqueza da laranja, um fruto que fornece grandes quantidades de vitamina C, ácido fólico e fibra. Melhor ainda se for da nossa, sumarenta e naturalmente doce.
A receita saudável que lhe trazemos hoje, é adoçada pela fruta e um pouco de mel, e, substitui a tradicional farinha de trigo refinada por aveia integral, que aporta diversos benefícios para a saúde.
Benefícios da laranja
Inteira logo pela manhã, espremida em sumo, para dar sabor a doces, ou até para servir de tempero, a laranja é muito versátil na cozinha, podendo contribuir para o bom funcionamento do sistema imunitário, que se quer a 100%, sobretudo na época das gripes e constipações.
Depois da maçã, é o fruto mais produzido em Portugal. Colhem-se em média, por ano e para consumo interno, mais de 300 mil toneladas de diferentes variedades.
E é no sul do país que se concentra a maior parte dos pomares. Sobre este tema não deixe de ler o nosso post ‘A laranja tem fama e o proveito’ e de rever o programa com a Catarina Furtado, durante a visita a um laranjal algarvio, na ótima companhia do produtor Manuel Reis.
Duas receitas ricas em vitaminas
Benefícios da aveia
A aveia é um cereal normalmente consumido na sua forma integral, fonte de vitaminas e minerais, rico em hidratos de carbono complexos e fibra solúvel, pelo que oferece muita energia e uma sensação de saciedade prolongada.
Versátil na alimentação, pode ser usada em simples papas ou numa ampla diversidade de receitas – com iogurte, leite ou bebidas vegetais, em batidos, saladas, bolos, bolachas, pão, etc.
Disponível em flocos, farelo ou farinha, a aveia é uma alternativa saudável a outros cereais refinados e, graças aos seus muitos benefícios, pode ser consumida diariamente, sendo ideal ao pequeno-almoço, lanche ou como complemento antes de treinar.
Dicas para um bolo perfeito
- Misture os ingredientes líquidos
- Misture as farinhas e os restantes ingredientes secos
- Junte a mistura seca à mistura líquida.
- Por fim, bata as claras em castelo e envolva.
Autor
À Roda da Alimentação